LIGHT MANAGEMENT:

POR QUE INSTALAR UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ILUMINAÇÃO?


A iluminação consome uma grande quantidade de energia nos edifícios comerciais do total de energia consumida num edifício 20% é aplicada em iluminação. Se considerada apenas a energia elétrica de rede, a iluminação é o principal fator de consumo, já que consome 40% dela.

Juntamente com calefação e ar condicionado, a iluminação representa os maiores consumos energéticos e custos de um edifício. Estes custos elevados podem ser gerenciados de uma forma mais eficaz com um sistema de gerenciamento de iluminação.

ECONOMIA DE CONSUMO DE ENERGIA

Talvez a principal vantagem seja a economia no consumo de energia. O gerenciamento de iluminação pode resultar em economia energética de mais de 30%, reduzindo os custos operacionais do edifício em 10% ou mais(1). O desperdício de energia pode ser eliminado com um sistema de gerenciamento automático de iluminação que utilize a luz de forma inteligente: os níveis adequados em cada uma das determinadas áreas, precisamente pelo tempo necessário.

REDUÇÃO DE CUSTOS

A diminuição do uso da iluminação reduz os custos operacionais, economiza dinheiro e ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Pode-se conseguir uma maior economia com uma redução nos custos variáveis da operação, a substituição das lâmpadas, manutenção e a redução da demanda de energia durante as horas de maior consumo. Até 55% de economia segundo a norma EN 15193 (através de sensor de presença + interruptor manual + sensor de luz natural).(2)

CONFORMIDADE COM AS NORMAS

A norma européia 15193 (Eficiência energética dos edifícios: requisitos energéticos para a iluminação) está se consolidando como uma norma de grande importância na defi nição dos sistemas de iluminação de alta efi ciência energética. Espera-se que esta norma sirva de base para a maioria dos códigos de edifi cação do mundo. O Grupo Legrand escolheu esta norma como base de todos os cálculos de economia energética com o objetivo de incorporar o maior conhecimento compartilhado existente sobre os sistemas de iluminação de alta efi ciência energética e proporcionar taxas de economia energética confi áveis e com credibilidade.

PRÁTICAS DE EDIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL

Pode-se utilizar o gerenciamento de iluminação em projetos de edifi cação sustentável (p. ex., LEED, HQE/AQUA, BREEAM e GREEN STAR) como uma solução de alta efi ciência energética que além disso, pode aumentar o conforto dos ocupantes.